BLOG

“Locais de trabalho saudáveis para todas as idades”

on 28 Abril, 2016

Hoje o dia é dedicado à Prevenção e Segurança no Trabalho. Aproveitando esta data divulgamos a campanha promovida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho – “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades” (2016/2017). Esta campanha surge com os seguintes objetivos:

  • Promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável, e realçar a importância da prevenção ao longo de toda a vida profissional;
  • Fornecer aos empregadores e aos trabalhadores informações e instrumentos práticos para gerirem a SST no contexto do envelhecimento da mão-de-obra;
  • Facilitar o intercâmbio de informações e a partilha de melhores práticas neste domínio.

Pretende-se, com ela, ajudar os empregadores a enfrentar os desafios colocados pelo envelhecimento da mão-de-obra e, simultaneamente sensibilizar a opinião pública para a importância do trabalho sustentável ao longo de toda a vida.

Segundo a Agência a promoção de locais de trabalho saudáveis para todos apresenta como principais benefícios o aumento da produtividade e motivação dos trabalhadores, bem com um ambiente de trabalho mais positivo e, consequentemente a diminuição do absentismo e da rotatividade gerando organizações mais competitivas e inovadoras.

A este propósito relembramos a importância da Avaliação de Riscos Psicossociais. Na nossa prática temos verificado que apenas é feita a consulta ao trabalhador, no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho, ou seja, apenas se tem questionado o colaborador sobre a existência de riscos psicossociais, e/ou quais os riscos psicossociais a que está exposto não se aferindo se os mesmos constituem risco para a saúde do colaborador, nem atuando no sentido de minimizar o impacto os riscos psicossociais identificados. No seguimento da avaliação, e considerando as implicações diretas e indiretas que os riscos psicossociais identificados podem ter no desempenho e no sucesso das organizações, deverá ser desenvolvido um plano de intervenção que permita minimizar o impacto dos riscos identificados, promovendo a médio prazo a melhoria do bem-estar psicológico do trabalhador.

A avaliação de riscos, nomeadamente dos riscos psicossociais é uma exigência legal prevista na Lei 102/2009 do Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, atualizada pela Lei 3/2014. Esta avaliação permite, quer no processo de gestão de pessoas, quer no processo de gestão individual, a melhoria do bem-estar e satisfação do colaborador, redução do absentismo, do presentismo, e dos custos indiretos com o trabalho, potenciando colaboradores mais motivados e produtivos e, consequentemente, a melhoria global do desempenho.
Pode contar connosco para promover a saúde dos seus colaboradores!

Ana Rosa

Share this post: