BLOG

“We are one”

on 16 Fevereiro, 2016

Quando pensamos numa criança ou num jovem imediatamente nos vem à cabeça: alegria, brincadeira, escola, amigos, felicidade… Mas para algumas as palavras mais comuns passam a ser: hospital, doença, tratamento….

 
O cancro é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes. 15 de Fevereiro é o Dia Internacional da Criança com Cancro, um dia que ninguém gostaria de assinalar. Uma doença que devia ser proibida, como se pudéssemos aplicar alguma pena ou multa cada vez que sequer ousasse acontecer na vida de uma criança.

 
Anualmente, em todo o mundo, são diagnosticados à volta de 215 mil casos de cancro entre os menores de 15 anos e 85 mil em adolescentes entre os 15 e os 19 (Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro). Já em Portugal, existem cerca de 2.200.000 crianças e, por ano, surgem 350 novos casos de cancro pediátrico, uma doença que aumenta cerca de 1% ao ano.

 
Esta doença que mata cada vez mais crianças e jovens ataca sem pedir permissão e, se a revolta é grande com qualquer ser humano quando pensamos no caso das crianças e jovens a raiva assume o lugar de monstro. A dimensão física, emocional e familiar torna-se por isso gigante e toma conta de todos.

 
Partilhamos a música (http://child4child.com/) que uniu as crianças ao longo do mundo com a participação de 180 organizações de 90 países, no âmbito da organização Childhood Cancer International, para que qualquer criança pudesse fazer a sua gravação do refrão, como forma de assinalar este dia. Esta foi uma forma de transmitir força e coragem a todas as crianças que lutam contra este bicho.

 
O nosso post de hoje vai para toda a pequenada que trava esta luta injusta por esse mundo fora…

Mariana

Share this post: