BLOG

Dia Mundial da Prematuridade

on 17 Novembro, 2015

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Prematuridade que visa a consciencialização internacional acerca da prematuridade, do prematuro e do impacto que tem nas suas famílias.

Prematuro como o próprio nome indica, significa que nasce antes de estar maduro, de estar pronto, de estar preparado… Com efeito, se procurarmos no dicionário, a palavra prematuro tem origem no termo latino praematurus, de prae (antes) + maturus (maduro).

O tempo gestacional dito “normal” ou esperado de uma gravidez pode variar entre 37 a 40 semanas, sendo que o nascimento de um bebé é considerado como pré-termo ou, por sua vez, como bebé prematuro, se nascer antes das 36 semanas. Para os bebés que nascem antes do tempo esperado nem sempre os seus órgãos e demais sistemas se encontram já devidamente formados ou com a maturidade esperada, o que pode ter sérias implicações no seu desenvolvimento presente e futuro. Além disso, a prematuridade torna o bebé mais sensível aos estímulos exteriores e, por consequência mais vulnerável e com menor imunidade ao mundo que o rodeia.

Ora nenhuma mãe, nenhum pai pode dizer que se encontra 100% preparado para o nascimento de um bebé prematuro ou, ainda, para as possíveis adversidades que podem surgir. Se ser mãe e pai já por si só é uma das tarefas mais complexas com todos os desafios acrescidos que surgem ao longo do desenvolvimento da criança, lidar com a prematuridade acarreta pois uma carga emocional elevada, desgastante e assustadora na vida dos pais.

Esta experiência difícil pode ser encarada como um momento de luta, de superação ou até de união mas, por outro lado, em relações mais frágeis, em seres humanos mais vulneráveis pode contrair sérias mudanças negativas, traumáticas e interferentes. Níveis de ansiedade exacerbados, sintomas depressivos recorrentes, irritabilidade constante, dificuldades em dormir, comportamentos obsessivos, ou ainda, ruptura do casal, podem ser algumas das dificuldades que podem surgir. Não ignore estes sintomas, ampare-se num familiar, num amigo, ou ainda, procure apoio num profissional que o possa ajudar a ultrapassar esta etapa.

 

 

 

 

Share this post: